Cálculo de Consumo pelo Rendimento e Cálculo de Gramatura e Rendimento:

- Requer Microsoft Office Excel 2007 ou superior instalado na sua máquina. É necessário ativar as Macros.

Esta planilha é utilizada para calcular o consumo em kg por peça, através do rendimento da malha. Também é possível calcular a gramatura e rendimento, para isso precisará cortar 3 metros (no mínimo, quanto mais, maior precisão) da malha usando uma régua " T " para deixar os cortes no esquadro. Você poderá guardar estas informações cadastrando as malhas. Lembrando que alguns fornecedores (é raro, mas existem) informam na etiqueta que acompanha o rolo da malha: largura (essa deverá ser confirmada), peso líquido e metragem. É o que você precisa para achar a gramatura e rendimento da malha.
Os programas de encaixe normalmente calculam o consumo em kg através da gramatura, mas muitos não informam corretamente o consumo quando você pega um “molde inteiro” e usa “meio molde” no encaixe, sobrepondo em outro tamanho.

 

  

CADASTRO DAS MALHAS:
Você não é obrigado a cadastrar para calcular, mas se desejar poderá cadastrar e terá um banco de dados com todas as gramaturas e rendimentos das suas malhas.

 

IMAGEM DA RÉGUA " T ":
Caso você não tenha uma régua “T” para usar na mesa de corte, poderá imprimir esta imagem e mandar fazer em qualquer empresa de esquadria de alumínio. Você deverá anotar a largura da sua mesa de corte como o comprimento da régua e a importância da régua ficar no esquadro (ângulo de 90 graus). Se você fizer a régua, deverá conferir o ângulo com um esquadro (de boa qualidade), caso estiver fora do esquadro, deverá pedir a correção. Não utilize a régua fora do esquadro. Caso a imagem não estiver com boa qualidade, poderá solicitar outra através do “Contato”, que enviarei outra com melhor resolução.