Cálculo de Friso / Viés / Debrum / Filete / Rolotê.


Valor da Planilha  R$ 300,00 (em até 6x sem juros)  (preço único, sem mensalidade e prazo de validade)


Assista o vídeo no Youtube

PLANILHA PARA CÁLCULO DE FRISO ( Versão 2.5 )

ATENÇÃO! Solicite demonstração dessa Planilha pelo Skype, com uma realidade da sua empresa. Anote a largura da sua malha e os consumos por tamanho. Compartilho minha tela com você e faremos juntos o cálculo do consumo para você ver como é fácil utilizando esta Planilha. Depois também simulamos a impressão para o corte. Entre em contato por um dos telefones que se encontram aqui no site.

- Requer Microsoft Office Excel 2007 ou superior instalado na sua máquina. É necessário ativar as Macros.

- Planilha em Excel com macros que deixa automatizada, para calcular o consumo (somente para malha) em metro linear por peça: Friso / Viés / Debrum / Filete / Rolotê (alguns nomes mudam dependendo da região).
- Opção para malha ramada (aberta) ou tubular.
- Duas opções para o cálculo do consumo: com vários consumos na peça (ex: decote, cavas, barra, recorte ...) e com um único consumo (ex: decote).
- Converte automaticamente o consumo em metro linear para quilogramas por peça, através do rendimento da malha. Este consumo é usado para elaboração do custo da peça.
- Impressão de relatório, com todas as informações necessárias para o corte e também para a operadora da máquina de cortar Friso.
- Banco de dados do consumo por referência e por Ordens de Corte.

Forma de pagamento:
Depósito/transferência Caixa Econômica Federal com 10% de desconto ou Cartão de Crédito (em até 6x sem juros) e Boleto pelo Pagseguro.
Atenção! A compra com Cartão de Crédito ou Boleto pelo Pagseguro não dá direito a devolução de dinheiro, por motivo de ser uma Planilha em Excel sem mensalidade e prazo de validade. Portanto se houver dúvidas quanto ao uso da Planilha, solicite antes da compra uma explicação através dos telefones disponíveis no site.

*Vendas somente neste site, se alguém lhe oferecer é Pirataria, denuncie aqui ou entre em contato pelo site.

Suporte pós-venda:
Gratuito até 6 meses após a venda. Via e-mail, Skype ou telefone (horário de atendimento disponível no site).
Nota: Acompanha vídeos explicativos da Planilha.

Seguem abaixo imagens da planilha para conhecê-la um pouco (os valores foram informados aleatoriamente só para mostrar como funciona a planilha). 

MENU PRINCIPAL: 

CADASTRO DE MALHAS: 
Na “coluna D” você informa a sua realidade do % de desperdício na costura, podendo ser alterado a qualquer momento, conforme você vai tendo informações reais da sua produção. Você também pode alterar este % por referência, quando for fazer o cálculo, pois pode haver diferenças de % entre referências. Na “coluna E” você pode informar uma tolerância para malhas muito finas, e que necessitam ser cortadas com alguns milímetros a mais para passar no aparelho sem escapar. Na “coluna F” você poderá informar o rendimento da malha para ter o consumo também em kg automaticamente, que serve para elaboração do custo da peça e sua programação da malha. 


CADASTRO DE APARELHOS: 
Aqui você cadastra todos os aparelhos existentes na sua empresa, podendo descrever da maneira que desejar. Na “coluna B” você informa a entrada real do aparelho, que é utilizada no cálculo do consumo e na impressão do consumo de Friso para o corte, que deve repassar a informação para quem corta na máquina de Friso. 

 

CONFIGURAÇÕES DE SUA MÁQUINA: 
Aqui você configura sua máquina de corte de Friso que pode ser de faca única ou várias facas. 

 

1ª OPÇÃO DE CÁLCULO DE CONSUMO: Aqui você informa na “linha 16” todos os consumos de Friso (em centímetros) num determinado produto e tem como resultado o “consumo em metro linear por peça”, que facilita ao corte a separação da quantidade de malha para o corte do Friso, pois o valor será exato, sendo indiferente da variação da gramatura. Na “linha 17” mostra automaticamente a quantidade por emenda em relação ao consumo informado na “linha 16”. Na “linha 14” quando você informa uma referência para cadastrar, mostra automaticamente os seis últimos cadastros (caso houver), serve como consulta das referências cadastradas. 

 

BANCO DE DADOS DAS REFERÊNCIAS CADASTRADAS: Aqui você pode excluir referências ou alterar as informações das células mais claras (coluna A, E e AC).

 


2ª OPÇÃO DE CÁLCULO DE CONSUMO: Este cálculo é usado normalmente quando se trabalha com grande volume de peças, o cálculo é o mesmo se calculado com a 1ª opção de cálculo, a diferença é que neste cálculo há somente uma informação de consumo e a quantidade de vezes que este consumo se repete na peça. A vantagem deste cálculo é que ele mostra a nova largura útil da malha e poderá ser retirada a sobra no corte para que seja utilizada para tamanho infantil ou vendida como retalho com um preço melhor e tendo ainda como vantagem a redução do tempo de costura para passar Friso e o consumo de linhas, pois deixará de passar na sobra da malha que for retirada. Na imagem abaixo mostra um cadastro sendo feito onde mostra grande diferença de consumo entre os tamanhos. Neste caso o tamanho P não compensa retirar a sobra da largura da malha por ser um valor pequeno (cada empresa deverá ter seu critério), já nos tamanhos G e M, deverá retirar da largura atual da malha 84 cm. Quando digita uma Referência na “linha 14” para o cadastro do consumo, mostram automaticamente todas as informações dos últimos seis consumos cadastrados (caso houver). No exemplo da Referência abaixo existe somente um consumo já cadastrado. 


BANCO DE DADOS DAS REFERÊNCIAS CADASTRADAS COM CONSUMO ÚNICO: Aqui você pode excluir referências ou alterar as informações das células mais claras (coluna A, E e R).


CADASTRO DE CORES: Aqui você pode cadastrar as cores para que possam ser utilizadas no cálculo de OP.


CÁLCULO DE OP PARA O CORTE: Aqui você busca uma referência cadastrada, informa uma OP, as cores e quantidade de peças para cortar, automaticamente é calculada a quantidade de malha em “metro linear” por cor, que deve ser separada para o corte do Friso. Você pode também digitar mais observações (linha 6) que possam ser importantes para o corte (conforme exemplo abaixo) além das observações (linha 5) que devem ser feitas no cálculo de consumos. Na linha 7 tem a informação para a operadora da máquina de cortar Friso, além das outras informações necessárias para que ela saiba a quantidade de malha em “metro linear” por cor a ser cortada. Neste cálculo mostra também a quantidade em kg para o corte ter ideia do peso e também para uso da programação. Há opção para sair ou não o total de kg na impressão para o corte. 


IMAGEM DA IMPRESSÃO ACIMA: Repare que as informações do total de kg não saíram na impressão, pois acima está marcada a opção de impressão “Sem kg”. As linhas em branco são ocultas automaticamente na impressão, que está configurada para preto e branco em folha A4. 


CÁLCULO DE OP PARA O CORTE COM CONSUMO ÚNICO DE FRISO: Mesmo procedimento da Planilha acima, mas com dois itens a mais de informações para o corte (linhas 9 e 10), onde informa quantos centímetros deve retirar da largura atual e quantos centímetros ficará a nova largura útil. 


IMAGEM DA IMPRESSÃO ACIMA: As linhas em branco são ocultas automaticamente na impressão, que está configurada para preto e branco em folha A4.

  

TELA DE CONSULTA: Aqui você pode consultar (por ordem de OP ou Referência) todas as OPs arquivadas, e caso desejar poderá imprimir novamente. Poderá também gerar uma nova OP com as informações que desejar de uma OP já arquivada, basta clicar na seta que está apontando para as observações “Arquivar nova OP com estas informações”, você será direcionado para outra tela onde será necessário somente digitar a nova OP e caso necessário, alterar as observações, cores e quantidades.


CÁLCULO DE OP PARA O CORTE ATRAVÉS DA TELA DE CONSULTA ACIMA: Aqui será necessário somente digitar o número da nova OP e caso necessário, alterar as observações, cores e quantidades.


EXEMPLO DE CÁLCULO DE OP PARA O CORTE ATRAVÉS DA TELA DE CONSULTA: Aqui neste exemplo foi digitada nova OP e alterado a quantidade de peças nas 4 cores, basta agora clicar em “Arquivar”. 


BANCO DE DADOS DAS OPs ARQUIVADAS: Aqui você pode excluir OPs ou alterar as informações das células mais claras (colunas A, E, G, H e O até AH).