Planilha de Custos para Confecção do Vestuário.

 


Valor da Planilha  R$ 400,00 (em até 6x sem juros)  (preço único, sem mensalidade e prazo de validade)


Assista o vídeo no Youtube

PLANILHA DE CUSTOS PARA CONFECÇÃO ( Versão 5.1 )

- Requer Microsoft Office Excel 2007 ou superior instalado na sua máquina. É necessário ativar as Macros.

Planilha de Custos para Confecção desenvolvida para pequenas e médias empresas de Confecção do Vestuário que trabalham com Coleções, Magazines, Private Label ou Uniformes.
Planilha em Excel com macros que deixa automatizada, desenvolvida por Pedro Paulo Andriani (Pepe), Técnico Têxtil formado pelo CETIQT (Rio de Janeiro - RJ) em julho/1984. Com experiência de 28 anos no ramo de Confecção, desenvolvi esta planilha dentro da realidade para formação dos custos.

VANTAGENS DA PLANILHA:
- Requer pouco conhecimento sobre Custos e Excel (automatizada com macros).
- Controle e visualização completa sobre os custos do produto.
- Opção de trabalhar com terceirização ou minutagem nos setores em diferentes produtos. Os setores não disponíveis na Planilha devem ser tratados como terceirização, mesmo que sejam feitos dentro da empresa. Exemplo: Lavanderia.
- Certeza que está cobrindo todos os custos da produção mais o administrativo e obtendo o lucro "real" desejado.
- Visualização em Gráfico da distribuição dos custos do produto.
- Tabela de Preço atualiza automaticamente se houver alteração na Planilha de Custo, nos percentuais de Custo de Comercialização, nas Despesas Fixas ou nos preços dos insumos.
- Tabela de Análise poderá calcular o Ponto de Equilíbrio da Confecção, calcular a quantidade de peças necessária para atingir o Lucro Desejado ou fazer uma análise financeira através da produção do mês anterior, utilizando o recurso do Excel “Atingir Meta”.

Forma de pagamento:
Depósito/transferência Caixa Econômica Federal com 10% de desconto ou Cartão de Crédito (em até 6x sem juros) e Boleto pelo Pagseguro.
Atenção! A compra com Cartão de Crédito ou Boleto pelo Pagseguro não dá direito a devolução de dinheiro, por motivo de ser uma Planilha em Excel sem mensalidade e prazo de validade. Portanto se houver dúvidas quanto ao uso da Planilha, solicite antes da compra uma explicação através dos telefones disponíveis no site.

*Vendas somente neste site, se alguém lhe oferecer é Pirataria, denuncie aqui ou entre em contato pelo site.

Suporte pós-venda:
Gratuito até 6 meses após a venda. Via e-mail, Skype ou telefone (horário de atendimento disponível no site).
Nota: Acompanha vídeos explicativos da Planilha.

 

Seguem abaixo imagens da planilha para conhecê-la um pouco. Os valores e quantidades são para exemplo, portanto podem não ser reais. 

MENU PRINCIPAL: 

 

DESPESAS FIXAS: 
Informe aqui todas as Despesas Fixas (média mensal) da Confecção. Existem duas opções para o Custo Fixo: Único ou Proporcional. O Custo Fixo Proporcional é a opção normalmente utilizada, pois rateia o Custo Fixo proporcionalmente em relação ao custo da mão de obra direta. O Custo Fixo Único é utilizado somente para Confecção que trabalha com um único produto.

 

DEPRECIAÇÃO: 

 

CUSTO DE COMERCIALIZAÇÃO:
Informe aqui a realidade da Confecção, podendo alterar as descrições abaixo e até mesmo excluir se não utilizar. Os percentuais inseridos aqui serão utilizados automaticamente em todas as Planilhas de Custos, se desejar fazer o preço de um produto com percentual diferente, deverá alterar diretamente na Planilha de Custos do produto desejado.

 

DESPESA MENSAL DO SETOR (a Confecção que não tem o setor porque só terceiriza, basta ignorar):
Informe aqui todas as despesas do setor, como: salários, vale alimentação, transporte e gratificações. Você tem duas opções de lançamentos: resumida ou detalhada por operadora, conforme imagem abaixo.
Nota: Os setores podem ser renomeados caso desejar, basta alterar a descrição na célula B1 (mesclada com C1) que altera automaticamente em todos os lugares que tem a descrição, inclusive no Botão de navegação.

 

MATERIAIS (Exemplo de empresa Optante pelo Simples Nacional, poderá alterar a opção na célula M1):
Aqui são cadastrados todos os insumos que serão utilizados para composição dos custos. Quando houver compras interestaduais informar a diferença por produto (caso houver) de ICMS na “coluna E”, o preço unitário com frete (coluna F) será atualizado com o acréscimo deste percentual.

  

MATERIAIS (Exemplo de empresa “Não” Optante pelo Simples Nacional, poderá alterar a opção na célula M1):
Aqui são cadastrados todos os insumos que serão utilizados para composição dos custos. Quando houver Crédito de ICMS em algum produto, informe na “coluna E”, o preço unitário com frete (coluna F) será atualizado com o desconto deste percentual.

 

PLANILHA DE CUSTOS:
Neste exemplo abaixo mostra a formação do preço e o gráfico no final mostrando a distribuição dos custos em percentuais. Existem várias linhas em branco na planilha para composição dos custos, estas linhas podem ser ocultadas (conforme imagem abaixo) ou mostradas sempre que desejar, basta clicar nos botões. Ao imprimir a planilha, as linhas não utilizadas serão ocultadas automaticamente. Neste exemplo é trabalhado com o custo fixo proporcional (célula F63 em verde) e com minutagem nos setores, mas também poderá ser terceirizado qualquer um dos setores que foram trabalhados com minutagem, basta digitar o valor da terceirização diretamente na célula do valor unitário (a célula ficará amarela para lembrar você que não está utilizando minutagem e a unidade de medida muda automaticamente para “un”) e informar a quantidade de consumo.
Para quem trabalha com Magazine ou Private Label, existem dois botões (verde e vermelho) que podem ser "Ativado" ou "Desativado" para trabalhar também com a referência do Cliente caso desejar.
Quando informado algum crédito ou débito (diferencial) de ICMS no cadastro dos Materiais, automaticamente mostrará na “coluna H” para lembrar você que neste material tem crédito ou débito de ICMS (conforme destaque na imagem abaixo).

 

IMPRESSÃO DA PLANILHA ANTERIOR:
Está configurada para impressão preto e branco em folha A4.

  

IMPRESSÃO DO GRÁFICO DA PLANILHA ANTERIOR: 
Está configurado para impressão colorida. Podendo ser impresso normalmente (preto e branco) em impressora não colorida.
 

TABELA DE PREÇOS: 
Qualquer alteração de valores ou índices nas planilhas de custos ou nos percentuais de comercialização, altera automaticamente esta tabela. Está configurada para impressão preto e branco em folha A4 (da coluna A até J e até a última linha amarela). A impressão das colunas com preços você escolhe qual imprimir, para tanto, basta ocultá-las ou mostrá-las, clicando nos respectivos botões. As descrições da "linha 3", colunas "D" e "E", poderão ser alteradas conforme sua necessidade.
Abaixo da Tabela você tem duas linhas com índices para orientações de “acréscimo” ou “desconto”, em relação ao preço à vista baseado automaticamente no custo financeiro informado.

 

IMPRESSÃO DA TABELA ANTERIOR: 
Trabalhando com preço médio de 75 dias e mostrando todas as colunas com preço. 

 

TABELA DE PREÇOS: 
Exemplo trabalhando com (30/60/90) preço médio de 45 dias. 

 

PREPARANDO IMPRESSÃO DA TABELA ANTERIOR: 
Trabalhando com preço médio de 45 dias e alterando a descrição da linha 3, coluna "E". Ocultando restante das colunas com preço. 

 

IMPRESSÃO DA TABELA ANTERIOR:

  

TABELA DE ANÁLISE COM "QUANTIDADE DO PONTO DE EQUILÍBRIO":
Conforme exemplo abaixo foi calculado o Ponto de Equilíbrio com 8.212 pçs/mês. Portanto a partir desta quantidade a Confecção começa a ter lucro.

 

TABELA ANÁLISE COM "QUANTIDADE DE PEÇAS/MÊS PARA ATINGIR O LUCRO DESEJADO":
Conforme exemplo abaixo foi calculado a quantidade de 14.119 pçs/mês para atingir o Lucro Desejado (informado no Custo Comercial), que neste exemplo é de 15,00%.
Poderá ser feito simulações com outros percentuais para ver o Saldo Mensal (Margem de Contribuição).

 

TABELA DE ANÁLISE COM "QUANTIDADE PRODUZIDA":
Neste exemplo abaixo mostra o Saldo Mensal (Margem de Contribuição) referente à produção do mês anterior, mostrando se a Confecção teve lucro ou prejuízo. Basta informar por Referência na coluna "D", a quantidade de peças produzidas no mês anterior.

TABELA DE ANÁLISE COM "QUANTIDADE ESTIMADA":
Neste exemplo abaixo mostra o Saldo Mensal (Margem de Contribuição) referente à produção estimada (quando informada nas Despesas Fixas). A quantidade de peças por Referência é automaticamente a quantidade informada nas Despesas Fixas, dividida pela quantidade de Referências existentes nesta Tabela de Análise.