Custos para Confecção

PLANILHA DE CUSTOS PARA CONFECÇÃO ( Versão 5.5 )



R$ 490,00  com Cartão de Crédito (até 6x sem juros).
R$ 441,00  com PIX/Transferência (10% desconto).
Nota: Preço único, sem mensalidade e prazo de validade.

Atenção! A compra da Planilha não dá direito a repassar cópias a ninguém. No Menu da planilha identifica a “empresa” ou “pessoa física” que está autorizada o uso da planilha. Proibido vender, copiar, divulgar ou postar em sites sem prévia autorização. LEI Nº 9.610.

- Requer Microsoft Office Excel 2010 ou superior instalado na sua máquina e necessário habilitar as Macros caso seja solicitado (essa solicitação depende da configuração do seu Excel).

Planilha de Custos para Confecção desenvolvida para pequenas e médias empresas de Confecção do Vestuário que trabalham com Coleções, Magazines, Private Label ou Uniformes.
Planilha em Excel com macros que deixam automatizada, desenvolvida por Pedro Paulo Andriani (Pepe), Técnico Têxtil formado pelo CETIQT (Rio de Janeiro - RJ) em julho/1984. Com experiência de 28 anos no ramo de Confecção desenvolvi esta planilha para formação dos custos.

VANTAGENS DA PLANILHA:
- Requer pouco conhecimento sobre Custos e Excel (automatizada com macros).
- Controle e visualização completa sobre os custos do seu produto.
- Você tem a opção de trabalhar com terceirização ou minutagem nos setores, em diferentes produtos. Os setores não disponíveis na Planilha devem ser tratados como terceirização, mesmo que sejam feitos dentro da sua empresa. Exemplo: Lavanderia.
- Você tem a certeza que está cobrindo todos os custos de sua produção mais o administrativo e obtendo o lucro "real" desejado.
- Visualização em Gráfico da distribuição dos custos do seu produto.
- Tabela de Preço atualiza automaticamente se houver alterações nos percentuais de Custo de Comercialização, nas Despesas Fixas ou nos preços dos insumos.
- Tabela de Análise poderá calcular o Ponto de Equilíbrio da Confecção, calcular a quantidade de peças necessária para atingir o Lucro Desejado ou fazer uma análise financeira através da produção do mês anterior, utilizando o recurso do Excel “Atingir Meta”.

Forma de pagamento:
PIX (com 10% desconto) ou Cartão de Crédito (em até 6x sem juros).
Atenção! A compra com Cartão de Crédito não dá direito a devolução de dinheiro, por motivo de ser uma Planilha em Excel sem mensalidade e prazo de validade. Portanto se houver dúvidas quanto ao uso da Planilha, solicite antes da compra uma explicação através dos telefones ou WhatsApp disponíveis no site.

*Vendas somente neste site, se alguém lhe oferecer é Pirataria, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp disponível no site.

Suporte pós-venda:
Gratuito até 6 meses após a venda. Via WhatsApp, Skype ou telefone (horário de atendimento disponível no site).
Nota: Acompanha vídeos explicativos da Planilha.

Seguem abaixo imagens da planilha para conhecê-la um pouco. Os valores e quantidades são para exemplo, portanto podem não ser reais.

MENU PRINCIPAL:

DESPESAS FIXAS: 
Aqui você informa todas as Despesas Fixas (média mensal) da Confecção. Existem duas opções para o Custo Fixo: Único ou Proporcional. O Custo Fixo Proporcional é a opção normalmente utilizada, pois rateia o Custo Fixo proporcionalmente em relação ao custo da mão de obra direta. O Custo Fixo Único é utilizado somente para Confecção que trabalha com um único produto.

DEPRECIAÇÃO:

CUSTO DE COMERCIALIZAÇÃO:
Informe aqui a realidade da sua Confecção, podendo alterar as descrições abaixo e até mesmo excluir se não utilizar. Os percentuais inseridos aqui serão utilizados automaticamente em todas as Planilhas de Custos, se desejar fazer o preço de um produto com percentual diferente, deverá alterar diretamente na Planilha de Custos do produto desejado.

DESPESA MENSAL DO SETOR (a Confecção que não tem o setor porque só terceiriza, basta ignorar):
Informem aqui todas as despesas do setor, como: salários, vale alimentação, transporte e gratificações. Você tem duas opções de lançamentos: resumida ou detalhada por operadora, conforme imagem abaixo.

MATERIAIS (Exemplo de empresa Optante pelo Simples Nacional, poderá alterar a opção na célula M1):
Aqui são cadastrados todos os insumos que serão utilizados para composição dos custos. Quando houver compras interestaduais informar a diferença por produto (caso houver) de ICMS na “coluna E”, o preço unitário com frete (coluna F) será atualizado com o acréscimo deste percentual.

MATERIAIS (Exemplo de empresa “Não” Optante pelo Simples Nacional, poderá alterar a opção na célula M1):
Aqui são cadastrados todos os insumos que serão utilizados para composição dos custos. Quando houver Crédito de ICMS em algum produto, informe na “coluna E”, o preço unitário com frete (coluna F) será atualizado com o desconto deste percentual.

PLANILHA DE CUSTOS:
Neste exemplo abaixo mostra a formação do preço e o gráfico no final mostrando a distribuição dos custos em percentuais. Existem várias linhas em branco na planilha para composição dos custos, estas linhas podem ser ocultadas (conforme imagem abaixo) ou mostradas sempre que desejar, basta clicar nos botões. Ao imprimir a planilha, as linhas não utilizadas serão ocultadas automaticamente. Neste exemplo é trabalhado com o custo fixo proporcional (célula F63 em verde) e com minutagem nos setores, mas também poderá ser terceirizado qualquer um dos setores que foram trabalhados com minutagem, basta digitar o valor da terceirização diretamente na célula do valor unitário (a célula ficará amarela para lembrar você que não está utilizando minutagem e a unidade de medida muda automaticamente para “un”) e informar a quantidade de consumo.
Para quem trabalha com Magazine ou Private Label, existem dois botões (verde e vermelho) que podem ser "Ativado" ou "Desativado" para trabalhar também com a referência do Cliente caso desejar.

Quando informado algum crédito ou débito (diferencial) de ICMS no cadastro dos Materiais, automaticamente mostrará na “coluna H” para lembrar você que neste material tem crédito ou débito de ICMS (conforme destaque na imagem abaixo).

IMPRESSÃO DA PLANILHA ANTERIOR:
Está configurada para impressão preto e branco em folha A4.

IMPRESSÃO DO GRÁFICO DA PLANILHA ANTERIOR: 
Está configurado para impressão colorida. Podendo ser impresso normalmente (preto e branco) em impressora não colorida.

TABELA DE PREÇOS: 
Qualquer alteração de valores ou índices nas planilhas de custos ou nos percentuais de comercialização, altera automaticamente esta tabela. Está configurada para impressão preto e branco em folha A4 (da coluna A até J e até a última linha amarela). A impressão das colunas com preços você escolhe qual imprimir, para tanto, basta ocultá-las ou mostrá-las, clicando nos respectivos botões. As descrições da "linha 3", colunas "D" e "E", poderão ser alteradas conforme sua necessidade.

Abaixo da Tabela você tem duas linhas com índices para orientações de “acréscimo” ou “desconto”, em relação ao preço à vista baseado automaticamente no custo financeiro informado.

IMPRESSÃO DA TABELA ANTERIOR: 
Trabalhando com preço médio de 75 dias e mostrando todas as colunas com preço.

TABELA DE PREÇOS: 
Exemplo trabalhando com (30/60/90) preço médio de 45 dias.

PREPARANDO IMPRESSÃO DA TABELA ANTERIOR: 
Trabalhando com preço médio de 45 dias e alterando a descrição da linha 3, coluna "E". Ocultando restante das colunas com preço.

IMPRESSÃO DA TABELA ANTERIOR:

TABELA DE ANÁLISE COM "QUANTIDADE DO PONTO DE EQUILÍBRIO":
Conforme exemplo abaixo foi calculado o Ponto de Equilíbrio com 8.212 pçs/mês. Portanto a partir desta quantidade a Confecção começa a ter lucro.

TABELA ANÁLISE COM "QUANTIDADE DE PEÇAS/MÊS PARA ATINGIR O LUCRO DESEJADO":
Conforme exemplo abaixo foi calculado a quantidade de 14.119 pçs/mês para atingir o Lucro Desejado (informado no Custo Comercial), que neste exemplo é de 15,00%.
Poderá ser feito simulações com outros percentuais para ver o Saldo Mensal (Margem de Contribuição).

TABELA DE ANÁLISE COM "QUANTIDADE PRODUZIDA":
Neste exemplo abaixo mostra o Saldo Mensal (Margem de Contribuição) referente à produção do mês anterior, mostrando se a Confecção teve lucro ou prejuízo. Basta informar por Referência na coluna "D", a quantidade de peças produzidas no mês anterior.

TABELA DE ANÁLISE COM "QUANTIDADE ESTIMADA":
Neste exemplo abaixo mostra o Saldo Mensal (Margem de Contribuição) referente à produção estimada (informada nas Despesas Fixas). A quantidade de peças por Referência é automaticamente a quantidade informada nas Despesas Fixas, dividida pela quantidade de Referências existentes nesta Tabela de Análise.